Sobre a Escola

POR Portal 01/08/2011

Sobre a Escola

“A citação, extraída do Espírito de Profecia, nos dá a seguinte afirmação: “Nossa obra é reformatória; e é designo de Deus que, mediante a excelência da obra feita em nossas instituições de ensino, seja chamada a atenção do povo para o grande e derradeiro esforço para salvar os que estão a perecer.” Conselho sobre Educação pag. 126

Início do CAEGW

No ano de 1955 a pequena escola já funcionava com as quatros primeiras séries, o que seria um considerável progresso.

CAEGW No dia 04 de junho de 1956, a pequena instituição recebeu autorização para funcionar com o nome de Escola Primária Adventista do Capão Redondo.

No ano de 1960 a escola passou a funcionar com dois períodos: matutino e vespertino, em 1967 foi implantada a 5º série, em conformidade com a Lei Federal 5692/71, no ano de 1975 foi realizada a primeira formatura dos alunos de 8ª série.

No mês de fevereiro de 1967 Prof. Moises Sanches assumiu a direção da escola e juntamente com o grupo de professores que trabalhavam ali com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do aluno, formando cidadãos comprometidos com a Pátria e com Deus, a escola contava com aproximadamente 200 alunos, o trabalho realizado por pelos dedicados professores foi de suma importância para o crescimento e desenvolvimento da Escola, no ano de 1970 foi aberto o curso de Admissão que funcionou com duas turmas preparando esses alunos para o ingresso na 5ª série que começou a funcionar em 1971, atingindo no ano de 1975 a casa dos 750 alunos e ai tivemos muitos outros professores que se juntaram a esse grupo inicial e sempre com o mesmo entusiasmo e comprometimento.

Com o crescimento dos números de alunos o prédio se tornou pequeno e foi necessário fazer algumas adaptações no prédio escolar que contava nessa época com apenas 4 salas de aula. Nesse período foram construídas mais 4 salas em continuação do corpo da igreja e mais uma nos fundos , em cima dos sanitários que também foram reformados, foram adaptadas mais 2 salas da igreja para o funcionamento da Pré-Escola, com esse crescimento o espaço para recreação se tornou pequeno e foi feito um grande investimento para a época , que foi a aquisição do terreno ao lado da igreja, que é onde está o atual prédio da Escola, bem como o terreno dos fundos, onde esta a parte de recreação e esportes.

Para atender a demanda dos alunos da 5ª a 8ª séries bem como para atender a necessidade dos filhos da igreja a escola passou a funcionar para essas turmas no período da manhã, tarde e noite, sendo a primeira escola ater o período noturno.

No ano de 1976 a escola teve alteração em seu nome passando a ser reconhecida como Escola Adventista de 1º Grau do Capão Redondo e em 1994 passou a denominar-se Colégio Adventista Ellen G. White.

A escola obteve autorização de instalação e funcionamento nos termos da Resolução S.E nº 93/78, publicado no DOE de 29/12/1978,  foi reconhecida  pela Portaria COGSP de 30/07/82 publicada no D.O.E em 07/08/82.

Foi autorizada a instalação e funcionamento da Pré-Escola  no ano de 1985. No ano de 1993 a escola recebeu autorização para implantar o 2º Grau.

A partir do ano de 1976, com o grande crescimento da Escola e a chegado do diretor Argemiro Fontoura que idealizou a edificação de um novo prédio através de donativos para a construção e a campanha de recolta, foi possível iniciar a obra, que não deixou de ser um grande desafio, com base na fé em Deus. Foi feito um projeto e não foram medidos esforços para a realização.

Ampliar a escola era uma necessidade urgente para atender a grande procura de alunos interessados em fazer a matrícula e integrar-se ao quadro discente.

ISO  9002

O Colégio Adventista Ellen G. White foi recomendado no dia 21 de outubro de 1998 a receber o Certificado ISO 9002.

A Fundação Carlos Alberto Vanzolini ligada a Universidade de São Paulo (USP), após duas auditorias realizadas nos dias 28 e 29 de setembro e 20 e 21 de outubro de 1998, através dos auditores Herman Strul e Hugo Álvaro, aprovaram com louvor o Sistema de Qualidade Implantado no Colégio.

Situado no bairro do Capão Redondo, em São Paulo, o CAEGW transforma-se agora num marco da Obra Educacional Adventista, tornando-se a primeira instituição denominacional em todo o mundo a ser certificada com a garantia internacional de qualidade ISO 9002, além de ser a primeira escola da cidade de São Paulo a alcançar tal feito.

CRUZ DO MÉRITO CÍVICO E CULTURAL

No dia 04 de novembro de 1998 o Colégio recebeu um telefonema da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística informando que o Colégio fora indicado para receber a Cruz do Mérito Cívico e Cultural.

A condecoração aconteceu no dia 08 de dezembro de 1998 às 20:00 horas no Salão Branco do Círculo Militar de São Paulo. Esta condecoração foi entregue ao Prof. Alacy Mendes Barbosa (medalha e 7 placas).

CAEGW HOJE...

Atualmente o  Colégio Adventista Ellen G. White oferece a Educação Infantil , Ensino Fundamental  I ; II e Ensino Médio , seu quadro de Funcionários contas com 40 professores , 44 funcionários  e  com 1180 alunos matriculados.

O Colégio Adventista Ellen G. White oferece:

  - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio;

  - Acompanhamento Pedagógico/Educacional e Orientação Familiar;

  - Informática (Jardim a 5º Ano);

  - Biblioteca com internet;

  - Audiovisual;

  - Duas quadras poliesportivas (um ginásio);

  - Laboratório de Informática, Química, Física e Biologia;

  - Inglês no Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio;

  - Espanhol no Ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio;

  - Canto Coral;

  - Musicalização;

  - Auditório;

  - Salas especiais para Artes e Música;

  - Praça de Alimentação e cantina;

  - Playgroud;

  - Salas com tecnologia interativa do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio;

  - Excursões culturais e recreativas;

  - Escola de Pais;

  - Plantão de dúvidas;

  - Intercâmbio cultural linguístico;

  - Novo sistema digital de segurança;

  - Portal Educacional com consultas online (agenda, boletins, boletos e ocorrências);

  - Cobertura para saúde em caso de urgências ou emergências médicas durante atividades acadêmicas.